FAQ's

Perguntas Frequentes
Frequently Asked Questions
Qual é o horário de serviço da ORIGUM?
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9:00h às 18:00h, com encerramento no período de almoço das 13:00h às 14:00h. Atendimento presencial ao cliente é efetuado apenas com marcação prévia.
O que são e para que servem as Pesquisas de Avarias Não Invasivas?
As Pesquisas de Avarias Não Invasivas são um serviço fornecido pela ORIGUM que utiliza técnicas/métodos não destrutivos para detetar fugas, infiltrações, entupimentos, etc. Servem para detetar o problema existente e direcionar a intervenção para um local específico de modo a evitar/minimizar riscos e custos desnecessários. Para saber mais sobre este serviço, solicite a nossa Apresentação de Pesquisas de Avarias Não Invasivas via geral@origum.pt.
Qual o valor do serviço de Pesquisa de Avarias Não Invasiva?
Existem dois valores possíveis que são: Pesquisa “Standard” (150,00€ + IVA) e Pesquisa “Completa” (250,00€ + IVA) – estes valores são limitados a determinados testes e visitas. No entanto, existem casos e trabalhos específicos e deslocações extra que podem acrescer aos valores apresentados. Para ter a certeza do custo associado a este serviço deve entrar em contato através de e-mail/telefone de modo a esclarecer quaisquer dúvidas que tenha e/ou solicitar um orçamento para o seu caso em particular.
A reparação é feita no dia da Pesquisa de Avarias Não Invasiva?
Não. Estas pesquisas são realizadas através de testes e equipamentos que não implicam uma intervenção destrutiva. No entanto, o Técnico pode ter de realizar algum desentupimento (por exemplo) que seja necessário para a boa execução dos testes e, consequente, procura/resolução da origem do problema (qualquer trabalho extra necessário será cobrado no final da pesquisa). Em alguns casos específicos, e se o Técnico conseguir, pode efetuar algum tipo de reparação que estanque ou reduza o problema existente, até ser possível dar continuidade ao processo.
O que se deve fazer caso a Pesquisa Não Invasiva seja inconclusiva?
Caso o Relatório apresentado seja inconclusivo, a ORIGUM, tem por hábito clarificar os passos seguintes a tomar, como por exemplo, Pesquisa Destrutiva – que será posteriormente autorizada (ou não) pelo Perito que está a acompanhar o processo e/ou proprietário (da fração). Caso não tenha uma conclusão no seu relatório, entre em contato connosco para esclarecer a situação.
Já passaram mais de 5 (cinco) dias úteis depois da visita do Técnico e não tenho nenhum e-mail com a fatura/recibo/relatório/orçamento, o que se deve fazer?
Em primeiro lugar deve verificar a pasta de Spam na sua caixa de e-mail e procurar um e-mail da ORIGUM (geral@origum.pt). Caso não tenha nenhum e-mail na Caixa de Entrada ou Spam, entre em contato com o escritório para que a documentação do processo seja reencaminhada para o e-mail indicado por si.
Qual o valor correspondente ao IVA do Orçamento apresentado e como é que recebe esse valor de volta?
O valor do IVA só é calculado na emissão da fatura da obra. O valor a aplicar é de 6% para a mão de obra e de 23% para os materiais e equipamentos em zonas ARU. Caso a fatura seja emitida com um NIF/NIPC de empresa ou estrangeiro, será sempre aplicada a taxa de IVA de 23% na totalidade do orçamento. Quanto ao pagamento do valor do IVA por parte das Seguradoras, habitualmente, esse montante só é entregue quando os segurados enviam as faturas e recibos que comprovam o bom pagamento das mesmas. Para mais esclarecimentos sobre o IVA, deve falar com o Perito associado ao seu processo ou, diretamente, com a Seguradora.
Quais os serviços que a ORIGUM presta?
Serviços de Pesquisa de Avarias (não destrutivas e destrutivas); Orçamentação após Sinistro; Desumidificação; Sanificação; Limpeza após Incêndio; Contenção de Danos após Sinistro; Restauro/Reabilitação/Recuperação de Sinistros.
Como solicitar uma Pesquisa de Avarias Não Invasiva?
O modo mais simples e rápido é entrar em contato via e-mail/telefone. Um dos nossos colaboradores irá solicitar todos os dados necessários. A partir do momento em que a ORIGUM tem os dados necessários, o serviço é passado a um Técnico especializado que entra em contato para agendar o serviço.
Como posso pagar o serviço de Pesquisa de Avarias Não Invasiva?
O serviço base (valor da Pesquisa “Standard”) é pago, OBRIGATORIAMENTE, no próprio dia ao Técnico em numerário, transferência bancária, MB WAY (número providenciado pelo Técnico e/ou pelo Escritório). Caso, no decorrer da Pesquisa, o Técnico informe que tem de utilizar outros métodos não incluídos na Pesquisa “Standard” ou, por exemplo, tenha de efetuar um desentupimento para apurar/solucionar a origem do problema, e caso não esteja preparado(a) para efetuar o pagamento total, será enviada uma fatura para o e-mail que facultar e deve pagar o restante valor, via MB WAY ou Transferência Bancária, para, posteriormente, ter acesso a toda a documentação inerente ao seu processo.
Quem é o responsável pelo pagamento do serviço de Pesquisa Não Invasiva?
O responsável pelo respetivo pagamento do serviço é o proprietário da fração/condómino/condomínio que entra em contato com a ORIGUM a solicitar a Pesquisa. No dia que o Técnico for ao local, deve ter consigo o valor combinado. Pode existir a necessidade de efetuar mais testes/desentupimentos/etc., e nestes casos específicos, o valor é corrigido e informado no decurso dos trabalhos a quem de direito – o Técnico só prossegue com a Pesquisa caso exista autorização/aprovação. Caso a Pesquisa não seja paga na sua totalidade, não terão acesso a qualquer documentação como Relatório e Orçamento (se aplicável) e, por conseguinte, não poderão dar continuidade ao processo junto da Companhia de Seguros.
Quanto tempo demora o Relatório da Pesquisa Não Invasiva a ser emitido?
Habitualmente, os Relatórios (e Orçamentos, se aplicáveis) estarão prontos num prazo máximo de 3-4 (três a quatro) dias úteis para a Pesquisa Standard, 5-7 (cinco a sete) dias úteis para a Pesquisa Completa e 7-10 (sete a dez) dias úteis para outras Pesquisas sob orçamento – os dias começam a contar após a visita do Técnico. No entanto, relembramos que os mesmos só são disponibilizados após o bom pagamento do serviço.
O que é necessário para adjudicar os Trabalhos de Reparação?
Deve preencher a 2ª (segunda) página do Orçamento apresentado – a mesma deve estar completa, legível e com indicação de quais as áreas e/ou trabalhos que pretende adjudicar. Após o envio da documentação, o trabalho dá entrada nos processos adjudicados e, assim que existir uma equipa disponível, entramos em contato para explicar como funciona daqui para a frente.
Quanto tempo, após a adjudicação é que demoram para iniciar o serviço?
Apesar de todos os problemas, quando nos ocorrem a nós, queremos que estejam resolvidos o mais rápido possível. No entanto, na ORIGUM, todos os processos são tratados por ordem de chegada, precisamente porque ninguém tem mais urgência que o anterior. Caso tenhamos equipas disponíveis, iremos fazer o agendamento da reparação o mais rápido possível, para que possa retomar a sua vida/negócio, com a maior brevidade possível.

A REORIGUM (doravante referida como Origum), com sede em Rua João Morais Barbosa Nº9ª, 1600-416 Lisboa, Portugal, contribuinte número 514 983 809, é a entidade responsável pela recolha e tratamentos dos seus dados.Caso desejem, os clientes poderão em qualquer momento exercer o direito de acesso, alteração, atualização e eliminação dos seus dados, previsto na lei de Proteção de Dados de Caráter Pessoal.A proteção, segurança e privacidade dos seus dados pessoais é muito importante para a Origum.


Como é que recolhemos os seus dados?

Os dados serão recolhidos sempre que solicitar os nossos serviços, via questionário do nosso site, e-mail ou telefonicamente.

Que dados são recolhidos?

Os dados recolhidos são todos os necessários para a abertura de cliente/processo. Pedimos sempre os dados mínimos de forma a assegurar resposta ao pedido solicitado.

Como é que mantemos os seus dados seguros?

Os dados são armazenados numa base de dados e utilizados exclusivamente pela Origum.
Procedemos permanentemente à monitorização dos acessos aos sistemas de tecnologias da informação tendo em vista prevenir, detetar e impedir o uso indevido dos seus dados pessoais.

Partilha dos seus dados pessoais

A Origum não partilha, em momento algum, os dados pessoais dos seus clientes com terceiros.

Durante quanto tempo são mantidos os dados?

A Origum apenas mantém os seus dados durante o tempo necessário à prestação do serviço pretendido. No caso de formulários de contacto, os dados são apagados num prazo máximo de 12 meses.

Como é que pode alterar o seu consentimento ou apagar os seus dados?

A qualquer momento, poderá enviar um email para geral@origum.pt, com o seu pedido e responderemos de imediato (colocar no assunto “Dados Pessoais”).

Como pode contactar-nos?

Para qualquer questão relativa à privacidade e segurança dos seus dados poderá contactar-nos pelo geral@origum.pt e responderemos com a máxima brevidade.

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